Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil
29/06/2020
CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS QUEIMADAS

Queimada é Crime!

Durante esse período, devido ao ar seco e à falta de chuva, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais propensas, trazendo uma série de problemas ambientais, além de danos à saúde da população. A Prefeitura de Monsenhor Gil, realiza a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo realizar educação ambiental junto à população e reduzir o número de ocorrências no município.

Por isso, a sensibilização das pessoas a não atearem fogo em mato ou em lixo é muito importante. A fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite. Outro risco está na queima ilegal de lixo, quando são lançados na atmosfera, os compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

Além disso, neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, esse período é ainda mais crítico, considerando que o problema das queimadas ainda pode potencializar os efeitos da Covid-19, não apenas pelo aumento da procura por atendimento de saúde, mas também por agravar o estado de saúde de pessoas do grupo de risco da doença ou de pessoas que estejam contaminadas pelo coronavírus.